5 palavras que a maioria dos brasileiros já escreveu errado
Português não é uma língua fácil. Pronunciamos palavras com “I” que na verdade são escritas com “E”, “S” e “Z” podem ter exatamente o mesmo som, entre outras dezenas de complicações gramaticais. E existem alguns erros de ortografia mais comuns que outros. Confira aqui cinco palavras ou expressões que você provavelmente escreveu errado em algum momento da vida:
1. Incomodar
Nós falamos várias palavras trocando o “E” pelo “I”, como “campeonato” e “rodear”. Então muitas pessoas acabam assumindo que “incomodar” na verdade se escreve com “E”. Mas, pelo menos nesse caso, a pronúncia e a ortografia estão de acordo.
2. Os “porquês”
Uma expressão/palavra e nós temos quatro jeitos diferentes de escrevê-la. Junto sem acento, junto com acento, separado sem acento e separado com acento. Confira essa explicação do Brasil Escola sobre a diferença no uso dos “porquês”:
- “Por que: normalmente usado em perguntas. Exemplo: “Por que você não foi à escola ontem?”.
- Por quê: normalmente usado no fim de perguntas. Exemplo: “A festa acabou, mas por quê?”.
- Porque: normalmente usado em respostas. Exemplo: “A festa acabou porque houve uma grande confusão.”
- Porquê: tem valor de substantivo e aparece acompanhado de determinanto (um artigo, por exemplo). Exemplo: “Queria saber o porquê de sua tristeza para poder ajudá-lo.””
3. “A partir”
“A partir” não é uma palavra, e sim uma locução propositiva, mas é comum vermos pessoas escrevendo tudo junto, “apartir”, como se fosse uma única palavra.
4. Empecilho
Esse é um caso parecido com o do primeiro item. Mas, neste caso, pronúncia e ortografia não combinam. Sim, nós podemos até falar “Impecilho”, mas a grafia da palavra é com “E”.
5. Beneficente
Neste caso é um pouco mais difícil explicar porque as pessoas cometem esse erro. A palavra é “beneficente”, mas você muito provavelmente já viu ela por aí escrita “beneficiente”.
Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.