5 previsões de Stephen Hawking para 2025

Em 1995, Stephen Hawking – que faleceu em 2018 – foi um dos convidados do programa da BBC “Tomorrow’s World”, onde recebeu o desafio de ajudar a prever como o mundo estaria daqui a 30 anos. Agora 2025 finalmente chegou. Será que o programa e o cientista acertaram suas previsões?

Ciberguerras

Naquela época, a internet ainda estava em seus primórdios com a World Wide Web, mas o programa da BBC já apostou na existência de conflitos nesse mundo virtual. A aposta do programa foi de que barões empresariais e bancos assumiriam o controle da internet, restringindo o acesso e gerando invasões, vírus e até revoltas.

Mineração no espaço e gel de lixo

Outra aposta do programa era de que a mineração espacial seria uma indústria lucrativa e que empresas teriam que criar um gel especial para resolver o problema de excesso de lixo no espaço.

Nesse caso, a aposta não acertou. Mineração no espaço e esse tal gel não existem (pelo menos não por enquanto), mas o lixo espacial de fato tem se tornado um problema para os cientistas.

Supercirurgiões e seus robôs

A Tomorrow’s World acreditava que a medicina e a tecnologia avançariam juntas para permitir que cirurgiões utilizassem “luvas espaciais” para realizar cirurgias em hologramas dos pacientes. Ao lado do paciente de fato, um robô repetiria os movimentos. Uma cirurgia remota.

Bem, esse tipo de cirurgia ainda não existe, mas robôs estão sim auxiliando em cirurgias.

Alto-falante inteligente com cabeça flutuante

O programa imagina uma cena em que uma família recebe um lembrete de um holograma gigante, com um alto-falante inteligente, de que eles precisam sair para uma viagem. Nesse cenário imaginado, eles fazem viagens super rápidas.

Os hologramas, os óculos de realidade virtual e os alto-falantes estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano.

Serviços bancários com um microchip no braço

O programa imagina uma mulher acessando sua conta bancária através de um chip em seu braço. Ok, não temos exatamente isso, mas muitos bancos já usam tecnologias de leitura do corpo, como impressão digital ou facial.

Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.