Por que alguns cientistas acham que a água não é molhada

É isso mesmo que você leu. Se água é ou não molhada, depende de como você define, filosoficamente, o que é ser molhado. Se você define “molhado” como “feito de líquido ou creme”, como algumas pessoas fazem, então água e todos os outros líquidos podem ser considerados molhados.

A maioria dos cientistas definem o que ser molhado como a habilidade de um líquido de manter contato com uma superfície. Outras pessoas descrevem ser molhado como a sensação física, refrescante que temos quando a água se espalha e entra em contato com superfícies.

Água é molhada… e também não é

O equilíbrio entre forças adesivas e coesivas determina se a água é ou não molhada.

Forças coesivas, como ligações de hidrogênio, seguram moléculas de água umas às outras, criando uma tensão superficial. É por isso que vemos a água reunida em gotas, como gotas de orvalho pela manhã nas plantas. Neste caso, a água não seria “molhada”…

As forças adesivas atraem água para a superfície de outros materiais e a encorajam a se espalhar. Se as forças adesivas forem maiores do que as coesivas, então a água irá molhar ou não um objeto/superfície. “Outros líquidos – como o álcool – são melhores que a água para molhar. A adição de detergentes pode melhorar a capacidade de umedecimento da água, diminuindo as forças coesivas”, explica matéria da BBC Science Focus.

Outro fator que influencia se a água vai ou não ser molhada é a natureza das superfícies com as quais ela entra em contato. Superfícies hidrofóbicas, como tecidos à prova d’água, empurram as gotas juntas, para que a água se espalhe o mínimo possível. Um exemplo são as famosas “toalhas mágicas”, em que você pode entornar um líquido e simplesmente passar um pano, sem que a toalha se molhe no processo.

Fonte: BBC Science Focus.

Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.