Calor pode matar de 27 formas diferentes
Além de ser uma grande preocupação ambiental e ecológica, o aquecimento global e a crise climática também são pautas importantes para a saúde. O aumento das temperaturas pode ter um enorme impacto sobre a saúde da população já que o calor pode literalmente matar.
Em 2017, médicos e geógrafos da Universidade do Havaí publicaram um artigo no periódico científico Circulation. De acordo com o artigo, condições ambientais que impede a dissipação do calor corporal – tempo muito quente ou muito úmido, por exemplo – desencadeiam respostas fisiológicas perigosas.
O estudo identificou cinco respostas do seu corpo ao calor extremo que podem acabar sendo fatais:
- Citotoxicidade térmica: processo biológico em que células são danificadas ou destruídas;
- Isquemia: fluxo de sangue e oxigênio inadequado para alguma parte do corpo;
- Resposta inflamatória;
- Rabdomiólise: ruptura do tecido muscular esquelético.
- Coagulação intravascular disseminada: formação de pequenos coágulos sanguíneos que obstruem pequenos vasos.
Essas cinco respostas podem afetar coração, cérebro, intestinos, rins, pulmões, fígado e pâncreas. As combinações dessas respostas geram 35 possibilidades de quadros mortais. Em bases de outras pesquisas científicas médicas, o estudo encontrou evidências de mortes provocadas por 27 desses 35 cenários.
O que é exaustão térmica (ou exaustão pelo calor)?
“Quando está muito calor ou muito úmido, a gente sua em excesso. Com isso, o corpo tem taquicardia, que é a aceleração do coração; aumento nos movimentos da respiração, na tentativa de resfriar o corpo; e perda de alguns eletrólitos, levando à desidratação. Aí vem a dor de cabeça, o mal estar, a tontura, a sede excessiva e até o desmaio”, explica a Dra. Lacy Coelho, cardiologista e professora do curso de medicina da Uniderp, ao portal Drauzio Varella.
O tratamento para exaustão térmica inclui reidratação via oral ou endovenosa, através do soro fisiológico.
Fonte: g1 e Drauzio Varella – UOL.
Referência:
MORA, Camilo et al. Twenty-seven ways a heat wave can kill you: deadly heat in the era of climate change. Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, v. 10, n. 11, p. e004233, 2017.
Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.