Saiba o que significa cada dia da Semana Santa

O Domingo de Ramos (domingo anterior ao domingo de Páscoa) marca o início da Semana Santa, um período de profunda reflexão e celebração para os cristãos. 

Este dia comemora a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém (Mateus 21:1 a 11), evento que ocorreu poucos dias antes de Sua crucificação e ressurreição. 

A Bíblia narra que o povo acolheu Jesus com ramos de palmeiras, simbolizando a vitória e a paz, enquanto Ele entrava na cidade montado em um jumento.

Foto: Church of Jesus Christ

Segunda, terça e quarta-feira Santa

Após a entrada de Jesus em Jerusalém, as escrituras narram os passos seguintes de Cristo que antecederam Sua morte e ressurreição.

A segunda-feira Santa é marcada pela purificação do Templo (Marcos 11: 12 a 19). Na terça e quarta-feira Jesus ensinava os Seus discípulos sobre o juízo final, fim dos tempos, Seu regresso e a parábola da figueira é citada (Mateus 24).

Quinta-feira Santa

Já a quinta-feira Santa é um dia repleto de significados e rituais importantes na tradição cristã, com o o início do Tríduo Pascal

Última Ceia (Foto: Paróquia dos Sagrados Corações)

Os principais eventos são a Última Ceia (Lucas 22: 19 a 23), onde Jesus prediz Seu sacrifício de salvação, oferecendo Seu corpo e sangue sob a espécie de pão e vinho, e o Lava-Pés (João 13: 1 a 17), quando Jesus lava os pés dos discípulos, simbolizando a humildade e o serviço, valores centrais em Sua mensagem.

Sexta-feira Santa

A sexta-feira Santa é marcada pela condenação, sofrimento e crucificação de Jesus Cristo (João 18 e 19). A cruz, símbolo central deste dia, é vista pelos cristãos como um sinal de salvação e esperança. 

Foto: Rumo á Santidade

Sábado santo

O sábado após a crucificação é um dia de silêncio e espera, em que os cristãos refletem sobre o sacrifício de Cristo, aguardando Sua ressurreição.

Domingo da ressurreição

O domingo de Páscoa, é o dia mais significativo para os cristãos, pois celebra o sepulcro vazio e a ressurreição de Jesus. 

Foto: Pinterest

Após sua crucificação e sepultamento, Jesus ressuscitou (João 20), reunindo seu corpo e espírito.

Este evento é a base da fé cristã, simbolizando a passagem da escravidão e condenação pelo pecado para a liberdade, salvação e vida eterna dos homens, por meio da fé em Cristo. Assim, a ressurreição de Cristo não é vista apenas como um evento histórico, mas como uma realidade espiritual que continua a influenciar a vida daqueles que creem. 

A Páscoa é um tempo de renovação e esperança, reafirmando a crença de que Cristo vive e está presente na vida de seus seguidores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.