As 5 aranhas mais venenosas do mundo (e onde encontrar)

Uma das fobias mais comuns é o medo de aranhas. E esse pavor não é completamente irracional. Apesar da maioria delas não ser agressiva, muitas espécies têm veneno, podendo picar humanos e outros animais se sentirem que estão sendo ameaçadas. Confira as cinco aranhas mais venenosas do mundo, de acordo com a BBC Science Focus:

5. Aranha-das-costas-vermelhas

Parentes das famosas viúvas-negras, essas aranhas nativas da Austrália também se alimentam dos machos depois da cópula. Uma característica marcante da espécie é uma faixa vermelha na parte superior do abdômen. A sua picada causa dor intenso, náuseas, taquicardia e espasmos musculares, podendo ser fatal caso não se receba o tratamento adequado.

Foto de capa.

4. Aranha-violinista

Normalmente encontrada na América do Norte, essa aranha é bastante reclusa e por isso mesmo costuma causar poucos acidentes. O veneno da picada causa febre e vômito, podendo até prejudicar as células vermelhas do sangue em alguns casos.

aranha-violino
Foto: reprodução

3. Aranha-marrom Loxosceles laeta

As aranhas-marrons são o principal gênero causador de acidentes no Brasil. Existem 19 espécies dela por aqui, incluindo a Loxosceles laeta. Essa espécie em especial é muito comum no Chile e em algumas partes dos Estados Unidos. “Sua mordida desagradável pode causar danos aos tecidos em humanos, que podem levar meses para cicatrizar e podem deixar cicatrizes visíveis. Em casos muito raros, as toxinas de uma mordida podem levar à insuficiência renal e, muito ocasionalmente, podem resultar em morte”, afirma o BBC Science Focus.

arranha-marrom Loxosceles laeta
Foto: reprodução

O primeiro e o segundo lugar são nebulosos. Em sites diferentes, elas aparecem trocadas, podendo ser consideradas quase como um empate técnico, mas estamos seguindo o BBC Science Focus aqui.

2. Aranha armadeira

Diferente da maior parte das aranhas, essa espécie brasileira pode ser bastante agressiva. Comum em praticamente todo o país, elas habitam regiões florestadas, mas é comum que entrem em residências durante a época do acasalamento ou enquanto procuram suas presas. Elas costumam se abrigar em sapatos, roupas e atrás de cortinas. A picada delas é dolorida e causa sintomas como mudança de pressão, suor, náusea, arrepios, visão embaçada e até convulsões.

aranha-armadeira
Foto: reprodução

1. Aranha-teia-de-funil

Nativa da Austrália, essa espécie é muito agressiva e defensiva, podendo morder várias vezes em um único ataque. Inclusive, a fama da Austrália de ter aranhas muito perigosas se deve, em parte, à essa espécie. Com uma picada extremamente dolorosa, a teia-de-funil tem um veneno que pode ser fatal para humanos, em especial para crianças.

aranha-teia-de-funil
Foto: reprodução

Fonte: BBC Science Focus e Toda Matéria.

Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.