“Brain Rot” é eleita a palavra do ano; saiba o que significa
Com o ano chegando ao fim, temos várias tradições de fim de ano começando. Uma delas é o anúncio da palavra do ano do Dicionário Oxford. Em 2024, a eleita foi “Brain Rot”, algo que podemos traduzir como “cérebro apodrecido”.
Confira a definição do diário para a palavra: “suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, especialmente vista como o resultado de um consumo excessivo de material (agora particularmente conteúdo online) considerado trivial ou não desafiador. Também: algo caracterizado como provável de levar a essa deterioração”.
A palavra – que na verdade é mais uma expressão – é muito usada para definir produções e conteúdos “bobos”, que não pedem muita atenção do espectador. “Brain Rot” é muito usada, por exemplo, em memes sobre passar várias horas vendo vídeos no TikTok, sem absorver exatamente muitas informações, mais em um estado de perpétua distração.
“Nossos especialistas notaram que ‘Brain Rot’ ganhou uma nova proeminência este ano como um termo usado para captar preocupações sobre o impacto de consumir excessivas quantidades de conteúdo online de baixa qualidade, especialmente nas mídias sociais. O termo aumentou em frequência de usuários em 230% entre 2023 e 2024”, explica o site da Oxford.
Como a Oxford escolhe a palavra do ano?
A palavra do ano é escolhida com base em evidências de uso extraídas de um banco de dados continuamente atualizado, que conta com cerca de 26 bilhões de palavras de fontes de notícias de língua inglesa. A ideia do dicionário é refletir “humores e conversas que moldaram o ano”, a partir desses dados. A Oxford ainda convida o público a votar na lista de finalistas.
Confira as outras palavras que quase foram escolhidas:
“Demure”
Forma de uma pessoa se portar comedidamente, evitando ostentações e excesso de revelações.
“Dynamic Pricing”
Prática de variar o preço de um produto ou serviço dependendo das condições do momento, em especial da demanda.
“Lore”
Conjunto de fatos, informações e anedotas relacionadas a algo ou alguém, como um “universo” que cerca esse tal objeto.
“Romantasy”
Gênero de ficção que mistura elementos de fantasia e romance, incluindo temas como magia, o sobrenatural e aventura.
“Slop”
“Arte, escrita ou outro tipo de conteúdo gerado usando apenas inteligência artificial, compartilhada e distribuída online de forma indiscriminada ou intrusiva, e caracterizada como sendo de baixa qualidade, inautêntica e incorreta”, explica o site.
Fonte: Oxford e O Globo.
Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.