Cachorro salva tutor que estava sofrendo ataque cardíaco

Os cachorros não ganharam o título de “melhores amigos do homem” à toa. Não é incomum vermos notícias de cachorros salvando seus tutores em situações difíceis, como de acidentes e desastres naturais. E aqui temos mais um desses casos.

Como o cachorro Bear ajudou a salvar seu tutor de um ataque cardíaco

Na noite do dia 29 de agosto de 2022, Janice, moradora da cidade de Bonfield, no Canadá, foi acordada pelo seu cachorro, Bear. Ele sacudia Janice e uivava no seu ouvido e também acordou o filho de Janice. Em entrevista a um veículo local, ela contou que notou que o marido, Darren, não estava na cama, mas pensou que ele estava tomando café vendo TV no andar de baixo.

Ao descer as escadas atrás do seu cachorro, ela encontrou seu marido de 35 anos inconsciente no chão da sala. “Eu desci e o cachorro tinha pulado o sofá e em cima do Darren e eu disse: ‘Caramba'”, relembra Janice. Imediatamente, ela ligou para a emergência. No hospital, os médicos descobriram que Darren tinha tido um ataque cardíaco conhecido como “widow maker” (“fazedor de viúvas”, em português).

“O quadro é grave, e é caracterizado por uma obstrução de 90% da artéria coronária. Apenas 12% dos pacientes sobrevivem ao evento grave”, explica matéria do Metrópoles.

Depois de uma cirurgia de quase cinco horas, Darren sobreviveu e contou depois que se lembrava de ter acordado por volta de uma da manhã. Sentindo-se mal do estômago, ele foi fazer um café. “Eu não estava com dor, mas tudo parecia confuso”, relembrou. “Eu estava descendo as escadas … Quando cheguei ao degrau mais baixo… é tudo o que consiguia lembrar.”

Entre o momento que Darren passou mal e o momento em que recebeu ajuda médica, passaram-se cerca de três horas e, durante esse tempo, Darren conta que se lembra do cachorro pulando no seu peito, uma forma muito básica de massagem cardíaca. Ele confessou que, no momento em que chegou em casa e Bear correu para recebê-lo, ele se emocionou muito: “eu simplesmente chorei”.

O cachorro Bear recebeu uma homenagem pelo seu ato heroico, entrando no 2024 Purina Animal Hall of Fame.

Fonte: CTV News Northern Ontario e Metrópoles.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.