Cientistas descobrem alimento que pode prevenir o Parkinson
Infelizmente, a ciência ainda não tem uma cura para a doença de Parkinson, mas cientistas descobriram um aliado surpreendente na prevenção à doença: um alga comestível chamada Ecklonia Cava, ou Trombeta-do-mar.
A Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, realizou um estudo para analisar os efeitos dos polifenóis presentes nessa espécie de alga – muito encontrada em região próxima ao país asiático. Experimentos celulares utilizando células modelo de Parkinson comprovara a interação bioquímica do efeito preventivo de alga.
Os antioxidantes presentes na substância ativam a enzima AMPK, um sensor de energia intracelular e inibem a produção de espécies reativas de oxigênio que provocam a morte de células neuronais.
“Este estudo sugere que os antioxidantes da Ecklonia cava podem reduzir os danos neuronais pela ativação da AMPK e pela inibição da produção de espécies reativas de oxigênio intracelulares. Espera-se que a Ecklonia cava seja um ingrediente eficaz na prevenção da doença de Parkinson”, explicou a líder da pesquisa, a professora associada Akiko Kojima-Yuasa, na Universidade Metropolitana de Osaka.
O que é a doença de Parkinson?
Parkinson é uma doença neurodegenerativa, que afeta os movimentos da pessoa, causando tremores, rigidez muscular, desequilíbrio, lentidão de movimentos e alterações na fala e na escrita.
Essa doença ocorre devido a uma degeneração das células situadas em uma região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem a dopamina, que conduz correntes nervosas ao corpo. Com a diminuição dessa substância, os movimentos do corpo são afetados, ocasionando no aparecimento dos sintomas descritos. O grande desafio dessa doença é que, diferente das células do resto do corpo, as células do cérebro não se renovam.
“Não existe cura para a doença, porém, ela pode e deve ser tratada, não apenas combatendo os sintomas, como também retardando o seu progresso”, explica a Biblioteca Virtual em Saúde.
Fonte: O Globo e Biblioteca Virtual em Saúde.
Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.