Cientistas descobrem relação entre a cola branca e o tratamento contra o câncer

É isso mesmo que você leu. Um dos ingredientes da cola PVA, popularmente conhecida como cola branca, pode ter um uso médico no tratamento contra o câncer. A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, e publicada no Journal of Controlled Release.

O estudo descobriu que o “álcool polivinílico”, ingrediente presente na cola branca, estava potencializando um medicamento chamado L-BPA, utilizado na BNCT, terapia de captura de nêutrons de boro, um tipo de radioterapia*. Mas o L-BPA pode acabar afetando células saudáveis então os estudiosos focaram em outra substância: o D-BPA.

*Apesar de eficiente, esse tratamento só pode ser utilizado em tipos de câncer próximos à superfície da pele.

Até então, ele não tinha sido usado na radioterapia por não conseguir se acumular em células cancerígenas, mas isso mudou quando ele foi combinado com o álcool polivinílico. “Em testes, a capacidade da mistura de acumular boro em tumores e manter o que está de fora seguro foi ainda melhor que o L-BPA”, conta matéria do Olhar Digital.

Os resultados tem sido animadores, mas precisam ser feitos mais testes ao longo de tratamentos reais para que realmente fique comprovado que a combinação de D-BPA e álcool polivinílico é eficiente no tratamento da doença.

Por que usar ingrediente de cola branca em terapia contra o câncer?

O objetivo dos pesquisadores ao testar a combinação é criar uma radioterapia mais acessível. “Muitas pesquisas e desenvolvimentos recentes têm se concentrado em combinações complexas de moléculas caras. Estamos preocupados que tais métodos, quando colocados em prática, serão tão caros que apenas um número limitado de pacientes se beneficiará. Neste estudo, objetivamos desenvolver um medicamento com uma estrutura simples e alta funcionalidade a um baixo custo”, explicou Takahiro Nomoto, engenheiro biomédico da Universidade de Tóquio, em comunicado oficial.

Fonte: Olhar Digital.

Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.