Cuidado: os 5 animais com picada/mordida mais dolorosa
Ninguém gosta de levar picada ou mordida de um animal ou um inseto. Na maioria das vezes, elas não passam de uma pequeno incômodo e uma coceira, mas esse não é o caso dos animais dessas listas. O portal TreeHugger compilou dez animais com mordidas ou picadas extremamente dolorosas, confira cinco deles:
1. Escorpião-do-Arizona
A espécie se espalhou pelos Estados Unidos e pelo México e são conhecidos como os escorpiões mais venenosos da América do Norte. Apesar do veneno raramente ser fatal, seus efeitos podem durar até 72 horas (até três dias!). Os sintomas incluem dificuldade de respirar, convulsões musculares e espuma na boca, além de – obviamente – dor aguda.
Foto de capa.
2. Viúva-negra
Uma das espécies de aranhas mais venenosas, a viúva-negra tem uma picada muito dolorosa, mesmo que, de início, pareça algo insignificante, como uma picada de alfinete. Mas os efeitos já começam a aparecer em uma hora: náusea, vômito, dor no local da picada, pressão alta e dificuldade de respirar. Para mulheres grávidas, ainda existe o perigo do veneno induzir contrações e um parto prematuro.
3. Vespa-do-mar
Segundo o TreeHugger, você tem mais chances de sair ileso de um ataque de tubarão do que de sobreviver a um mergulho através dos tentáculos da vespa-do-mar. Os tentáculos desse animal, considerado o mais venenoso do oceano, são cobertos por estruturas que funcionam como pequenos dardos com veneno. Em poucos minutos após a picada, os atingidos podem sofrer paralisia, parada cardíaca e até falecer.
4. Formiga-cabo-verde
O entomologista Justin Schmidt, que criou a escala de dor para picadas de insetos, experienciou uma picada dessa formiga e descreveu a experiência como “dor pura, intensa e brilhante. Como andar sobre carvão em chamas com um prego de três polegadas cravado no calcanhar”. A dor pode continuar por até 24 horas após a picada.
5. Monstros-de-Gila
Um dos poucos lagartos venenosos do mundo, os monstros-de-gila não têm uma musculatura para injetar veneno, então eles vão fazer isso mordendo com força usando seus dentes afiados – o que obviamente vai dor. Eles costumam ser pacíficos se deixados em paz – mas eu não arriscaria.
Fonte: Um Só Planeta.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.