Flor de Natal: como cultivar e cuidar da Poinsettia

Dezembrou e a cabeça de muita gente provavelmente está pensando nas decorações natalinas. Um elemento muito tradicional da época são as Poinsettias, conhecidas por aqui como Flor de Natal ou bico-de-papagaio. Mais comuns da cor vermelha, elas são muito usadas em pequenas decorações nas mesas, varandas e jardins.

É muito comum vermos versões artificiais dessa flor, mas e se você quiser cultivá-las na sua casa? Confira as principais orientações para cuidar da sua Flor de Natal:

Iluminação

A Poinsettia se desenvolve melhor em locais de meia-sombra, então, na hora de plantar sua muda da flor, escolha um local que receba luz solar direta apelas no início da manhã. Se a sua região for mais fria, também tome cuidado para não deixar ela exposta ventos fortes.

Água

Não precisa exagerar na água. Você pode regar a Flor de Natal duas vezes por semana – três nos dias mais quentes -, de preferência na parte da manhã e garantindo que a água escoe bem para não se acumular nas raízes.

Poda

No início da primavera, realizar a poda é essencial para a formação da sua flor. Reduza os ramos em até 2/3, o que vai ajudar sua planta a formar ramagens mais compactas.

Terra

“Preferem solos férteis, com nutrientes orgânicos como esterco bovino bem curtido e folhas em decomposição. É interessante acrescentar um pouco de areia grossa ao substrato, isso facilitará a drenagem”, afirma o Veiling Holambra.

Cuidado com a seiva!

“Atenção: como outras plantas da mesma família, a poinsétia produz uma substância leitosa, um tipo de látex. Evite encostar nele para evitar irritação na pele. O látex também pode causar vômitos e diarreia em animais domésticos que mastiguem a planta”, explica o site Invivo, da Fiocruz.

Fonte: ISTOÉ Geral, Veiling Holambra e Invivo.

Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.