Maior animal marinho do mundo é localizado
A baleia-azul recentemente perdeu seu posto de maior animal marinho do mundo. Um grupo de mergulhadores da iniciativa Pristine Seas, da National Geographic, registraram o maior coral já documentado da história.
Localizado no Oceano Pacífico, próximo ao arquipélago Três Irmãs, na província de Makira-Ulawa, o coral inicialmente foi confundido com o sombreamento de um naufrágio e conta com 34 metros de comprimento e 32 metros de largura. Colocado diagonalmente, o coral tem o tamanho de cinco quadras de tênis. A estimativa dos pesquisadores é que ele deve estar crescendo há cerca de 300 a 500 anos.
“Embora possamos observar cada pedaço de terra com satélites e drones, o oceano abaixo da superfície ainda guarda mistérios como este”, declarou Enric Sala, explorador que liderou a descoberta. Ele comparou o momento a “encontrar a árvore mais alta do mundo”.
Até então, o maior coral do mundo era o Big Momma, em Samoa Americana. “Se o Big Momma parecia uma bola de sorvete, este coral é como se o sorvete tivesse derretido, se espalhando pelo fundo do mar”, comparou Molly Timmers, uma das cientistas da expedição.
“A iniciativa Pristine Seas busca coletar dados para proteger regiões marinhas ainda intactas, reforçando a importância de preservar esses habitats únicos e pouco explorados”, explica matéria da exame.
“Espera… corais são animais?”
“Os corais são animais que pertencem à família das anêmonas do mar e medusas (Filo Cnidaria) e estão conectados entre si por um esqueleto duro feito de carbonato de cálcio, formando uma colônia com grande variedade de cores, formas e tamanhos”, explica o Biofábrica de Corais.
Os corais são fundamentais para a existência da vida marinha, servindo de abrigo para boa parte dos animais e plantas do mar, além de absorver o gás carbônico e transformá-lo de oxigênio – basicamente o que as árvores fazem na terra.
Fonte: Biofábrica de Corais e exame.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.