Mudança climática está tornando os dias mais longos; entenda como

Com a crise climática, a temperatura da Terra vem aumentando a cada ano e uma das consequências dessa crise é que os dias também irão se tornar mais longos, segundo um estudo recente publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences of the USA (PNAS).

“À medida que o gelo derrete, a massa da Terra está sendo redistribuída das regiões polares para os oceanos”, explica o professor Benedikt Soja, cientista na ETH Zürich e coautor do estudo. “Isso significa que a Terra se tornou mais oblato, achatada até, com massa mais distante do eixo de rotação.”

Com esse deslocamento de massas do planeta, a Terra passou a girar mais lentamente. O professor comparou o processo ao que acontece quando uma patinadora faz uma pirueta. A velocidade diminui à medida que a patinadora abre os braços, porque as massas se afastam do eixo, aumentando a inércia física.

Por enquanto, essa mudança está fazendo a duração dos dias aumentar apenas em milissegundos. “As flutuações do nível do mar fizeram que a duração dia variasse entre 0,3 e 1 ms durante o século 20. Porém desde 2000, esse aumento foi de 1,3 ms”, explica matéria do g1.

Segundo este estudo, até 2100, essa taxa de desaceleração pode chegar a 2,7 ms.

Por que os dias são mais longos durante o verão?

A Terra gira ao redor do sol em um eixo inclinado e, por causa disso, o sol incide de formas diferentes sobre cada um dos hemisférios dependendo da época do ano. Durante o verão, o hemisfério está mais inclinado na direção do sol, o que explica porque os dias são mais longos nesse hemisfério em questão.

O dia mais longo do ano no Brasil acontece entre os dias 21 e 22 dezembro, durante o solstício de verão.

terra
Imagem: reprodução

Fonte: BBC Science Focus, g1 e Tempo.

Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.