O botão secreto no micro-ondas que poucas pessoas usam
O micro-ondas é um aparelho tão comum na casa dos brasileiros que talvez você ache que já aprendeu tudo o que podia sobre o eletrodoméstico… mas muita gente ainda não usa uma das funções mais úteis do aparelho: o botão de potência.
“A potência do micro-ondas influencia diretamente o tempo de cozimento. Micro-ondas com maior potência aquecem os alimentos mais rapidamente. Modelos com diferentes níveis de aquecimento permitem ajustar a intensidade conforme a necessidade”, explica o site da Brastemp.
Essa função permite que você ajuste a intensidade das ondas eletromagnéticas que vão aquecer a sua comida. Isso te ajuda a evitar que alimentos acabam mal aquecidos, queimados e ressecados. É muito comum, por exemplo, esquentar aquelas refeições congeladas prontas e acabar com ela ainda um pouco congelada por dentro.
Algumas funções muito úteis do botão de potência são: para derreter chocolate ou queijo sem queimar, descongelar carnes de forma uniforme e cozinhar alimentos que não precisam de altas temperaturas. Regulando a potência, você também evita o superaquecimento e o desperdício de energia, economizando tempo e dinheiro.
Não coloque todo tipo de recipiente no micro-ondas
Você provavelmente já sabe disso, mas fica o aviso: nada de metal no micro-ondas. Peças de alumínio e inox podem provocar faíscas e acabar danificando seu eletrodoméstico.
“Esses materiais não podem ir ao forno porque os campos elétricos e magnéticos do micro-ondas podem criar corrente elétrica nesses materiais condutores. Quando são pedaços grandes, como as paredes do forno, eles geralmente suportam essa corrente elétrica. Mas no caso de pedaços finos, como o papel alumínio, eles podem ficar sobrecarregados, sofrer superaquecimento e causar faíscas que podem levar a um incêndio.”
Mundo Educação
Recipientes de papel correm o risco de pegar fogo e alguns de plásticos podem derreter, contaminando seu alimento. Para saber se o recipiente de plástico é próprio para colocar no micro-ondas, você pode consultar as especificações do fabricante do objeto.
Recipientes de vidro e cerâmica podem ser colocados com tranquilidade no aparelho.
Fonte: Brastemp e Mundo Educação.
Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.