O melhor chá para desinchar a barriga, segundo especialistas
Terminou a ceia de Natal se sentindo inchado, com o corpo pesado? Com propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, os chás são uma boa opção para quem quer desinchar e fazer uma mini-detox depois de alguns dias fugindo da alimentação saudável. Em entrevista ao Terra, a médica nutróloga Eline Soriano, diretora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), deu dicas de quatro chás para desinchar.
“Recomendo consumir até três xícaras por dia e observar como o seu corpo reage. Também é importante considerar qualquer condição médica ou medicamento que você esteja tomando, pois alguns chás podem interagir com tratamentos específicos”, orientou a especialista.
Chá de hibisco
Rico em antioxidantes, o chá de hibisco ajuda a reduzir a retenção de líquidos e se tornou um queridinho das famosas. Consumido em excesso ele pode trazer prejuízos, já que ele é vasodilatador e pode abaixar a sua pressão – que provoca sintomas como tontura e fraqueza.
Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen, em São Paulo, explicou que não existem estudos com gestantes sobre os efeitos do chá, então é melhor que elas evitem completamente bebê-lo.
Chá verde
As catequinas presentes nele ajuda a promover a queima de gordura e têm efeito diurético, por isso ele ajuda a desinchar. Mas ele tem altos teores de cafeína, então é preciso tomar cuidado com excessos e com os horários em que você toma ele.
Chá de cavalinha
Queridinho do TikTok, o chá de cavalinha ajuda a desinchar, mas é contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com doenças com doenças cardíacas e renais.
Chá de gengibre
Ele possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir o inchaço abdominal e melhorando a digestão. Mas ele não é indicado para quem tem problemas de coagulação sanguínea.
Fonte: Terra, VivaBem – UOL e Tua Saúde.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.