O que é FOMO: causa, sintomas e como evitar
Um termo que ganhou popularidade na internet nos últimos anos, sendo cada vez mais comentado, é o famoso “FOMO”. Um artigo publicado em 2021 na World Journal of Clinical Cases afirma que o termo surgiu lá em 2004, para descrever um fenômeno específico observado nas redes sociais. Mas o que é isso?
O que é?
“FOMO” é uma sigla em inglês para “fear of missing out”, traduzindo: medo de ficar de fora. “Esta denominação é usada como o medo de não conseguir acompanhar as atualizações e eventos, o que faz com que a pessoa mantenha-se conectada às redes sociais. O termo também é utilizado para a curiosidade em saber o que os outros estão fazendo, vestindo, comendo, sentindo, etc”, explica a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Sintomas
De acordo com a ABP, os principais sintomas do FOMO são:
- Dedicar muito tempo às redes sociais;
- Usar excessivamente o celular, inclusive durante as refeições, durante o trabalho ou até dirigindo;
- Ter dificuldade em viver o momento e preocupar-se em tirar fotos para publicá-las nas redes sociais;
- Aceitar propostas para todas as festas e eventos por medo de se sentir excluído;
- Esperar constantemente novas notificações no celular.
Como evitar ou combater o FOMO?
“Algumas sugestões para minimizar os sintomas e até mesmo para prevenir a síndrome são: reduzir o tempo de uso das mídias sociais; ter em mente que as publicações geralmente refletem momentos de alegria e são apenas um pequeno recorte da realidade; evitar comparar-se com os demais; praticar meditação (aumenta a conexão com o presente e, consequentemente, diminui a ansiedade); e inserir na rotina atividades ao ar livre (longe da tecnologia).”
Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e National Geographic Brasil.
Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.