Qual o melhor fator de protetor solar para o rosto

Para qualquer um que queira começar a cuidar da pele, o protetor solar é uma etapa absolutamente indispensável. Mas como escolher o melhor fator de proteção solar para o produto que você vai passar no seu rosto?

O dermatologista Marcio Wagner explicou ao Estadão que a recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é um FPS mínimo de 30. “Em épocas de exposição solar mais prolongadas e em temperaturas mais altas, em geral sempre recomendo filtros acima de 50. Vai muito também da exposição solar. Essas épocas que as pessoas vão a sítios, fazenda, campo, praia, eu recomendo um filtro solar maior, no mínimo FPS 50”, afirma o dermatologista.

“É importante analisar dois principais fatores: tempo de exposição solar e cor da pele; se ela for mais clara, deve-se usar um protetor solar com filtro mais alto”, completou o Dr. Wagner.

Até existem os supostos “dermocosméticos”, maquiagens que afirmam ter um FPS. Porém, segundo o especialista, maquiagens não têm um fator de proteção solar alto. O que o médico recomenda é um filtro solar com cor ou um filtro em cor, passando maquiagem em seguida.

Quanto de protetor solar eu devo usar?

“A quantidade adequada de protetor solar que uma pessoa deve aplicar é de, no mínimo, 2mg/cm² de pele. Isso equivale a cerca de uma colher de chá para o rosto e pescoço, duas colheres de chá para cada braço e antebraço, duas colheres de chá para o tronco e costas, e duas colheres de chá para cada perna e coxa”, afirmou o dermatologista Dr. Wagner.

Também não basta aplicar o protetor apenas uma vez por dia. No cotidiano, a recomendação do médico é de aplicar de três em três horas. Em situações de exposição solar intensa, como praia, piscina e atividades físicos, deve-se reaplicar o produtor a cada duas horas. “Se ficar mais que 15 ou 20 minutos na água, [apresentar] suor excessivo ou [realizar] prática de atividade física, reaplicar”, acrescentou o especialista.

Fonte: Estadão.

Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.