Os cães são animais curiosos e isso pode fazer com que eles tenham interesses em uma série de alimentos que não são indicados. É preciso ter muito cuidado com o que eles consomem, pois diferente de nós, a fisiologia dos cachorros é mais frágil e muitos alimentos que nós consumimos sem problemas podem causar sérios danos à saúde deles. Alguns alimentos contêm substâncias tóxicas, outros podem causar problemas digestivos e até mesmo levar à obesidade.
Para garantir que seu companheiro peludo fique ao seu lado por muitos e muitos anos, é necessário cuidar da sua alimentação, oferecendo apenas comidas próprias para cães. Se você suspeitar que seu cão ingeriu algum alimento tóxico, entre em contato com o seu veterinário imediatamente. Quanto mais rápido o tratamento for iniciado, maiores as chances de recuperação do animal.
Veja abaixo 5 alimentos que fazem mal para cães
Chocolate
O chocolate contém teobromina, uma substância estimulante que pode causar vômitos, diarreia, tremores musculares, taquicardia, convulsões e até mesmo a morte, dependendo da quantidade ingerida e do tamanho do cão.
Uvas e Passas
A razão exata pela qual uvas e passas são tóxicas para cães ainda não é completamente compreendida, mas o consumo dessas frutas pode causar insuficiência renal aguda.
Cebola e Alho
Apesar de parecer algo inofensivo, tanto a cebola quanto o alho contém compostos organosulfurados que podem causar danos aos glóbulos vermelhos do sangue, levando à anemia.
Abacate
A semente e a polpa do abacate contém pepsina, uma substância tóxica que pode causar vômitos, diarreia e dificuldades respiratórias em cães.
Xilitol
Esse adoçante artificial, comum em muitos alimentos, pode causar uma queda drástica nos níveis de açúcar no sangue do cão, levando a convulsões, coagulação sanguínea e até mesmo à morte.