O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, trouxe algumas novidades para o mercado e apresentou uma ideia ambiciosa que promete transformar a maneira como as pessoas se conectam e interagem com o mundo. Durante o Meta Connect 2024, ele apresentou o Orion Ar, um protótipo de óculos holográficos de realidade aumentada que promete uma experiência imersiva e interativa, combinando o mundo real com elementos virtuais de forma harmoniosa.
Aparentemente, é como se fosse um óculos comum, porém, permite que as pessoas vejam os olhos e expressões umas das outras. Para compor essa tecnologia, o objeto é equipado com a assistente virtual Meta AI, que reconhece o que a pessoa está observando no ambiente físico e fornece assistência visual relevante.
O que é o Orion AR?
O Orion AR é um dispositivo vestível que projeta uma camada virtual sobre o mundo real. Essa camada pode incluir desde objetos 3D até informações e aplicativos, criando uma experiência de realidade aumentada mais rica e envolvente do que os dispositivos atuais.
Um exemplo da sua utilidade é abrir uma geladeira e solicitar uma receita com os ingredientes que estão visíveis. Ele também promete fazer chamadas de vídeo e enviar mensagens pelo WhatsApp e Messenger, tudo isso sem precisar usar o telefone.
O que mais chama a atenção nessa nova tecnologia é o seu designer, pensando apenas 100 gramas. Inclusive, ele foi projetado para ser usado por longos períodos, sem causar incômodo. Através da tecnologia de display holográfico, as imagens virtuais vão aparecer no ar, proporcionando uma experiência mais realista.
Vale ressaltar que ele terá um rastreamento de olhos e mãos. Dessa forma, o dispositivo acompanha os movimentos dos olhos e das mãos do usuário, permitindo uma interação mais natural com os elementos virtuais. O Orion AR responde a comandos de voz, facilitando a navegação e a realização de tarefas, além de ter disponível a inteligência artificial para entender o contexto e oferecer sugestões personalizadas.
O Futuro da Realidade Aumentada
O Orion AR representa um grande passo em direção ao futuro da realidade aumentada. Com este dispositivo, a Meta busca criar um mundo onde o digital e o físico se fundem, oferecendo novas possibilidades de interação e experiências.
No entanto, Zuckerberg não está trazendo um produto tão inovador assim, já que existem outros óculos com essa finalidade e estão consolidados. Por isso, será um desafio para o CEO fazer com que as pessoas se interessem por esse produto em específico.