Quando adotamos um gato, um dos cuidados essenciais é deixá-lo à vontade com uma caixa de areia que seja apropriada para ele. Os felinos são animais reservados e gostam de seu espaço, principalmente nos momentos de higiene, por isso, deixá-los confortáveis e em ambientes limpos é fundamental para o seu bem estar.
A frequência ideal para trocar a areia do gato depende de alguns fatores, como o tipo de areia. Se escolher areia aglomerante, por exemplo, terá que limpar com mais frequência, pois forma torrões com as fezes e urina. Já a areia não aglomerante precisa ser trocada com mais frequência, pois não forma torrões e se mistura com as fezes e urina.
Vale ressaltar que tudo depende da quantidade de gatos, se tiver mais que um, a caixa de areia precisará ser limpa com mais frequência. Inclusive, gatinhos filhotes geralmente fazem mais xixi e cocô, o que também aumenta a necessidade de limpeza.
Veja abaixo outros cuidados com a caixa de areia do gato
Quando os gatos se adaptam ao ambiente, eles criam uma rotina. Após desenvolver os seus costumes, é importante reparar se está limpando a caixa nos momentos certos. Mas, o mais indicado é limpar diariamente, retirando os cocôs e os torrões de urina para evitar o mau cheiro e a proliferação de bactérias.
A frequência da troca completa da areia varia, mas geralmente é recomendada a cada 1 a 2 semanas para areia aglomerante e semanalmente para a areia não aglomerante. No entanto, se o seu gato estiver evitando a caixa de areia, isso pode ser um sinal de que ela está suja e precisa ser trocada.
Lembrem-se de colocá-la em um local tranquilo e de fácil acesso para o bichano, além de optar por usar uma pá específica, evitando que a areia se espalhe pela casa.