Entenda os benefícios nutricionais e saborosos das tâmaras
As tâmaras têm se tornado uma opção bastante popular em várias dietas por terem um alto índice de açúcar, mas ainda sendo mais saudáveis do que doces feitos com o açúcar comum, vindo da cana de açúcar. Mas elas não são apenas uma boa sobremesa substituta. Essas frutas típicas da culinária árabe – apelidadas de “o caramelo da natureza” – também podem trazer vários benefícios para a sua saúde. Conheça alguns deles.
1. Fonte de energia
Não é só porque o alimento é rico em açúcar que ele deve ser um inimigo na sua dieta. As tâmaras têm cerca de 314 calorias em 100g, o que significa que elas são uma ótima fonte de energia: uma boa opção pré-treino, principalmente para quem faz exercícios mais intensos.
2. Rica em fibras
Com a sua composição rica em fibras, a tâmara ajuda no funcionamento do seu intestino. Além de evitar o desconforto da prisão de ventre, o bom funcionamento intestinal te ajuda a se sentir mais saciado, o que ajuda quem está tentando controlar o peso.
3. Ajuda o sistema imunológico
As tâmaras contêm vitaminas do complexo B, antioxidantes e zinco, substâncias que ajudam a reforçar o seu sistema imunológico, prevenindo várias doenças – e muito estresse.
4. Fortalecimento muscular
Mais um motivo para adicionar as tâmaras ao seu pré-treino: elas são ricas em potássio e magnésio, minerais importantes para a contração muscular e podem te ajudar a fortalecer e desenvolver os músculos.
5. Previne anemia
Rica em ferro, a tâmara ajuda o seu corpo a transportar oxigênio para as células do seu organismo, prevenindo a anemia.
6. Melhora a memória e a capacidade cognitiva
Os flavonoides e o zinco presentes nas tâmaras ajudam a melhorar esses dois aspectos e ainda ajudam a prevenir doenças neurodegenerativas. Segundo o Estado de Minas, um estudo com camundongos descobriu que os animais que comia ração com tâmaras tinham memória e capacidade de aprendizado “significativamente melhores”.
Fonte: UOL, Correio Braziliense e Estado de Minas.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.