Considerado um dos fenômenos astronômicos mais incríveis, que pode ser visto por pessoas em todo o mundo, os eclipses solares seguem atraindo olhares e fascinando a ciência conforme ocorrem. Ele ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, projetando sua sombra sobre uma pequena parte do nosso planeta. Durante esse evento, a luz do Sol é total ou parcialmente bloqueada, criando um espetáculo visual único e impressionante.
Com 2024 prestes a terminar, os amantes de eclipses devem saber que dois solares devem ocorrer no próximo, mas de forma parcial. Esse fenômeno ocorre quando a Lua se move entre o Sol e Terra, sem estar totalmente alinhada, fazendo com que a Lua fique escura parcialmente, enquanto o Sol forma um formato crescente.
O primeiro eclipse solar está previsto para ocorrer no dia 29 de março de 2025, mas será visível em uma parte do nordeste dos Estados Unidos e Canadá, podendo ser visto também na Groenlândia, Islândia e partes da Europa e noroeste da África. Por conta da localidade do Brasil, raramente o país é aclamado por esse tipo de evento astronômico.
Confira o calendário dos próximos eclipses solares
- 22 de julho de 2028: Austrália e Nova Zelândia
- 25 de novembro de 2030: Namíbia, Botsuana, África do Sul, Lesoto, Austrália
- 20 de março de 2034: Nigéria, Camarões, Chade, Sudão, Egito, Arábia Saudita, Irã, Afeganistão, Paquistão, Índia, China
- 2 de setembro de 2035: China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão
- 13 de julho de 2037: Austrália e Nova Zelândia
- 26 de dezembro de 2038: Austrália e Nova Zelândia
- 30 de abril de 2041: Angola, República Democrática do Congo, Uganda, Quênia, Somália
- 20 de abril de 2042: Malásia, Indonésia, Brunei, Filipinas
- 9 de abril de 2043: Rússia