Animal temido pelos humanos se alimenta apenas a cada 2 semanas
Quando pensamos em animais dos quais as pessoas têm medo, um dos primeiros que vêm à mente são as cobras. E uma das espécies mais conhecidas de cobras são as cascavéis. Existem 30 espécies de cascavéis catalogadas e distribuídas entre os EUA, o México e a América do Sul.
Antes de tudo: você tem motivo para ter medo das cascavéis? Bem, podemos dizer que sim. Elas são extremamente venenosas, mas elas não atacam humanos deliberadamente. A maioria dos casos de mordidas acontecem de forma acidental, quando as pessoas tropeçam ou tentam manusear uma dessas cobras.
Confira algumas curiosidades sobre as cobras cascavéis:
Dieta quinzenal
Uma cobra adulta normalmente fica até duas semanas sem se alimentar. Animais mais jovens costumam comer com mais frequência, até uma vez por semana. As cascavéis se alimentam de camundongos, esquilos, ratos, coelhos e pássaros.
Chocalhos feitos de queratina
Provavelmente, a característica mais marcante das cascavéis são os seus chocalhos. Eles são compostos de anéis interligados de queratina – sim, a mesma substância que forma nossos cabelos, pele e unhas. As cobras balançam seus chocalhos quando se sentem ameaçadas. A função é afastar possíveis predadores com o som sibilante.
Elas não “escutam”
A estrutura de ouvido interno das cascavéis – assim como de outras cobras – não têm tímpano, então elas não conseguem escutar da forma tradicional. Para detectar sons, elas utilizam as vibrações detectados por suas mandíbulas.
Elas detectam calor com a “cabeça”
Cascavéis contam com fossas em cada lado de suas cabeças. “Essas fossas ajudam a detectar o calor, transmitindo nervos para a mesma área do cérebro que recebe impulsos do nervo óptico para que a cobra possa “ver” a imagem aquecida de sua presa – essa só precisa estar um pouco mais quente do que o ambiente para que seja detectada”, explica o site Um Só Planeta.
Fonte: Um Só Planeta.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.