Vitaminas para imunidade baixa: as melhores e em quais alimentos encontrar
Queda de cabelo, unhas quebradiças, fraqueza, gripes e resfriados constantes? Estes sintomas podem ser sinais de alerta de que você está com a imunidade baixa. Uma das causas para esse enfraquecimento do seu sistema imunológico pode estar na sua alimentação, na falta de vitaminas e nutrientes necessários na sua dieta.
Ps: obviamente, em primeiro lugar, se você acha que está com a imunidade baixa, você precisa consultar um médico e estar com os seus exames em dia. Só assim você vai receber as orientações para um tratamento adequado, incluindo mudanças na alimentação e, em alguns casos, medicamentos.
Se você quer aumentar a sua imunidade, conheça algumas vitaminas (e os alimentos que têm elas) necessárias para manter seu sistema imunológico “nos trinques”:
Vitamina A
Normalmente, ela é encontrada em alimentos de origem animal, como vísceras (fígado), gemas de ovos, leite integral e derivados, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros, como:
- Manga;
- Mamão;
- Cajá;
- Caju maduro;
- Goiaba vermelha;
- Abóbora/jerimum;
- Cenoura;
- Acelga;
- Espinafre;
- Chicória;
- Couve;
- Salsa.
Vitamina C
- Brócolis;
- Couve-manteiga;
- Pimentão;
- Repolho;
- Acerola;
- Caju;
- Goiaba;
- Kiwi;
- Laranja.
Vitamina D
- Peixes de água salgada, como sardinha e salmão;
- Carne;
- Leite;
- Ovos;
- Manteiga;
- Castanhas;
- Nozes;
- Feijão;
- Couve;
- Espinafre.
Vitamina E
Vale destacar que, segundo o Manual MSD, “a vitamina E, assim como as vitaminas A, D e K, é uma vitamina lipossolúvel, a qual se dissolve em gordura, e é mais bem absorvida quando ingerida juntamente com alguma gordura”.
- Vegetais verde-escuros (espinafre, couve, rúcula, agrião);
- Sementes oleaginosas;
- Óleos vegetais;
- Gérmen de trigo;
- Fígado;
- Ovo.
Quando os suplementos são necessários?
A nutricionista Vanderli Marchiori, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), explicou ao Terra que os suplementos são necessários quando existem sintomas de “deficiência nutricional”, quadro que só pode ser confirmado por exames. Porém, a alimentação adequada segue sendo a melhor solução.
Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) revela que “o consumo de suplementos vitamínicos aumentou 48% entre 2015 e 2020”, conta matéria do Terra.
Fonte: Minha Vida Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde, Oswaldo Cruz, UOL, Manual MSD e Terra.
Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.