Tem psoríase? Este alimento pode AGRAVAR os sintomas

O nome é um pouco diferente, mas infelizmente muitas pessoas sofrem com os sintomas da psoríase, uma doença de pele crônica que causa a rápida multiplicação das células da pele, resultando em manchas vermelhas e escamosas. Essas lesões, chamadas de pápulas e placas, podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns em cotovelos, joelhos, couro cabeludo e tronco.

Com a pele mais sensível, existem alguns alimentos que devem ser evitados, mas que os sintomas não fiquem ainda mais irritados. Embora não haja uma dieta única para todos os pacientes, algumas evidências sugerem que certos alimentos podem desencadear ou agravar a inflamação característica da doença.

Quais alimentos evitar quando se tem psoríase?

De acordo com um estudo publicado pela JAMA Dermatology, os pesquisadores detectaram que pessoas que consomem muitos alimentos ultraprocessados, têm mais chances de apresentar casos ativos de psoríase. A pesquisa também explorou os dados de pessoas com esse diagnóstico, para entender melhor como elas contraíram a doença. 

Através dos relatos do que elas comem e os sintomas de psoríase, foi possível notar que alimentos ultraprocessados estão diretamente associados à presença de casos ativos da condição, principalmente quando consumidos em excesso. O estudo envolveu 18.528 participantes, com idades entre 62 e 70 anos, sendo 74% mulheres e 26% homens.

No entanto, causa exata da psoríase ainda não é totalmente compreendida, mas acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos e ambientais. O sistema imunológico desempenha um papel crucial na doença, desencadeando uma resposta inflamatória que leva ao acúmulo de células da pele.

Quais são os sintomas da psoríase?

  • Manchas vermelhas e escamosas: As lesões típicas da psoríase são espessas, vermelhas e cobertas por escamas prateadas ou brancas.
  • Coceira: Muitas pessoas com psoríase sentem coceira intensa nas áreas afetadas.
  • Dor: Em alguns casos, as lesões podem ser doloridas, especialmente se estiverem localizadas em articulações.
  • Unhas grossas e com depressões: As unhas podem apresentar alterações como espessamento, descolamento e depressões.
  • Doença articular: A psoríase artrítica é uma forma de artrite que pode afetar as articulações, causando inchaço, dor e rigidez.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.