Quanto mais ingerimos vitaminas em nosso corpo, melhor é o funcionamento do organismo e, conforme os estudos científicos avançam, comprovam a importância de procurarmos fontes que possam oferecer esses elementos essenciais. De acordo com o estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública do Imperial College London e publicado na The American Journal of Clinical Nutrition, o artigo mostrou como o folato, ou vitamina B9, pode ajudar a prevenir o câncer de intestino, que está diretamente relacionado aos tipos de alimentos que comemos.
Além de suplementos vitamínicos que podem ser encontrados nas farmácias, o folato que é a forma natural da vitamina B9, pode ser encontrado em diversos alimentos que fazem parte do nosso dia a dia. Essa vitamina está se destacando nos estudos por ajudar na produção de glóbulos vermelhos, sendo especialmente importante para grávidas ou mulheres que tentam engravidar.
Confira abaixo em quais alimentos é possível encontrar vitamina B9
Essa vitamina é rica em vegetais de folhas verdes, como espinafre, brócolis e repolho, podendo ser encontrada também em leguminosas, como lentilha, feijão e grão de bico. Em frutas cítricas como a laranja ou em grãos integrais e sementes como as de girassol.
Saiba os principais benefícios da vitamina B9
Assim como dito acima, ela é benéfica para grávidas e pela produção de glóbulos vermelhos, ajudando também a reduzir os níveis de homocisteína, um aminoácido que, em altas concentrações, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. A vitamina B9 é importante para o desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso. Ela pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo e proteger contra doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.