Você acha que fazer estas 5 coisas é saudável, mas NÃO é

Com o universo fit dominando cada vez mais as redes sociais, está mais comum ver informações conflitantes sobre o que é saudável para cada um, pois cada corpo funciona de uma maneira e é necessário ter acompanhamento de um profissional para alcançar as metas estabelecidas. 

Por causa disso, muitas pessoas caem em armadilhas por acreditar que certos hábitos são saudáveis e inofensivos. Mas, alguns comportamentos podem na verdade prejudicar e gerar problemas a longo prazo, como praticar exercícios de maneira errada, ingerir alimentos de em quantidades baixas ou altas e até mesmo o consumo de suplementos sem orientação médica, podem ser prejudiciais no futuro. 

Lembre-se: Consulte profissionais de saúde, nutricionistas e artigos científicos para obter informações precisas. Evite extremos e busque um equilíbrio em todos os aspectos da sua vida.

Confira abaixo 5 hábitos que parecem ser saudáveis, mas não são: 

Pular refeições 

Embora possa parecer uma forma de emagrecer rápido, pular refeições pode levar a picos de insulina, compulsão alimentar e desacelerar o metabolismo. Isso também pode estar atrelado ao substituir comidas por apenas alimentos diet ou light. Esses alimentos podem conter altas quantidades de açúcar e sódio, e não garantem uma alimentação saudável.

Tomar suplementos por conta própria

Com o mercado de suplementos cada vez mais acessível, muitas pessoas acreditam que tomar esses suplementos vitamínicos são saudáveis, pois prometem dar mais energia, saciedade e imunidade. Mas, suplementos sem orientação médica podem ser perigosos, principalmente em doses altas. O excesso de algumas vitaminas, como a vitamina A e a vitamina D, pode ser tóxico e causar sérios problemas de saúde. 

Beber muita água de uma vez

Embora a hidratação seja importante, beber muita água de uma só vez pode levar a problemas como a hiponatremia. É recomendado tomar de 2 a 2,5 litros por dia, porém durante todo o período das horas, para que seu corpo fique hidratado de forma gradual. 

Fazer exercícios físicos em excesso

Exercícios físicos são importantes, mas o excesso pode levar a lesões, fadiga e sobrecarga do corpo. Ao notar que sentiu algum desconforto, pare o exercício e peça ajuda para um profissional se estiver em ambiente de academia. Se treinar em casa, pare e descanse, pois sentir dores pode ser um sinal de alerta. 

Praticar jejum prolongado

A moda de jejum intermitente se popularizou nas redes sociais, mas é perigoso quando feita de maneira errada. Fazer jejuns prolongados podem provocar deficiência de nutrientes, que resultam em problemas metabólicos, distúrbios alimentares e perda de massa muscular. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.