ESTE é o melhor horário para comer doce sem prejudicar tanto o corpo
Para pessoas que estão reeducando a alimentação, o doce pode ser um dos principais desafios, principalmente para aqueles que gostam de consumir açúcar. No entanto, é possível manter uma dieta saudável e encaixar a sobremesa no momento certo, sem exageros. Nos últimos anos, especialistas mostraram resultados significativos sobre como adequar o “docinho”, sem precisar deixar o paciente em abstinência, oferecendo o açúcar de maneira mais equilibrada e com moderação.
Para ter ainda mais resultados na dieta, respeitar os horários para consumir doce pode ajudar. Isso porque, o açúcar é um carboidrato simples e é liberado rapidamente na corrente sanguínea. Por isso, o melhor horário para consumir é antes de uma atividade física, pois você gastará rapidamente o consumo. Lembrando que, esse doce precisa ser moderado, como uma colher de doce de leite, ao invés de sobremesas pesadas que podem gerar desconforto durante os exercícios.
Qual é o consumo ideal de doce por dia?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, é indicado consumir entre 5% e 10% do valor total de calorias derivadas do açúcar. Segundo a coordenadora do departamento de Nutrição da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), Débora Bohnen Guimarães, “isso seria o equivalente a uma ou duas porções de doce por dia, como uma fatia de bolo”, exemplifica a especialista. Ou seja, para uma dieta de 2000 calorias, o limite seria de cerca de 50 gramas de açúcar por dia.
Vale lembrar que existem outras formas de substituir os doces industrializados por frutas frescas, que fornecem açúcares naturais e diversos outros nutrientes, como uma opção mais saudável para quem busca acrescentar um pouco de doçura no dia.