Como comer menos açúcar: 5 dicas para diminuir o consumo

Considerado “vilão” para pessoas que estão buscando uma alimentação saudável que precisam diminuir o consumo, tornando-o um dos principais desafios da dieta. Como o brasileiro possui um paladar para doces com bastante açúcar, é preciso se atentar com a quantidade diária, pois segundo o Ministério da Saúde, o brasileiro consome cerca de 80 g de açúcar ao dia, o equivalente a 18 colheres de chá, o que é três vezes mais a quantidade ideal de 25 g, ou cerca de cinco colheres de chá. Lembrando que, a Organização Mundial de Saúde recomenda no máximo 50 g ao dia.

É preciso ter cuidado com o excesso de consumo pois o açúcar está diretamente ligado ao ganho de peso, ao fornecer muitas calorias e pouco nutrientes, contribuindo para o acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. Manter o nível elevado de açúcar pode desenvolver diabetes, uma das doenças que mais afetam os brasileiros.

Veja abaixo 5 maneiras de diminuir o consumo de açúcar

1- Não tire o açúcar completamente da dieta 

Quando a pessoa está entrando no processo de reeducação alimentar, uma forma errônea de começar isso é cortando todos os alimentos, inclusive o açúcar. O primeiro passo é não eliminá-lo do nada e sem aos poucos, isso porque, a falta de carboidratos pode gerar ainda mais vontade de comer doce. 

2- Evite bebidas açucaradas

Produtos industrializados, como refrigerantes, sucos ou bebidas energéticas são grandes fontes de açúcar. Opte por água com gás, chás sem açúcar ou água aromatizada com frutas.

3- Mude o paladar aos poucos

Apesar de parecer ainda mais desafiador, é importante ir tirando o excesso de adição de açúcar aos poucos, como por exemplo do café ou outras bebidas do dia a dia. Dados mostram que cerca de 50% do total de açúcar consumido por dia é de mesa, que é adicionado nos preparos. Para mudar isso, opte por ir reduzindo e experimentando os alimentos de forma diferente para acostumar o paladar. 

4- Aumente o consumo de frutas e legumes

É fundamental aumentar o consumo de frutas que são naturalmente doces e fornecem diversos nutrientes essenciais para o organismo. Substitua os doces por frutas frescas como sobremesa ou lanche.

5- Considere fazer psicoterapia

Se perceber que está sendo difícil demais parar com o consumo excessivo, é importante procurar algum tipo de ajuda psicológica. A vontade de comer açúcar pode ser uma fuga das tensões diárias, servindo como válvula de escape para milhares de pessoas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.