Ar-condicionado no 23 gasta menos que ventilador?

Por ser considerado um item de luxo para muitos brasileiros, existem algumas dúvidas em torno do uso do ar condicionado e as formas dele ser mais efetivo. Além disso, é um aparelho que gera gastos de energia, o que faz as pessoas procurarem informações sobre como mantê-lo na temperatura certa para que não gaste tanta luz, principalmente quando comparado ao consumo de um ventilador. 

O ar condicionado também possui o modo refrigeração, mas é importante ressaltar que o gasto pode ser equivalente a quase cinco ventiladores de 150 Watts, o que pode variar de acordo com o modelo, como tipos de ventiladores de mesa, de coluna e também de teto. Mas afinal, com 23°C o gasto de ambos é semelhante?

Entenda como funciona o gasto do ar condicionado e do ventilador 

O gasto de ambos aparelhos depende de várias situações, como por exemplo, a temperatura do ambiente externo. Se tiver muito calor do lado de fora, o ar-condicionado trabalhará mais para manter os 23°C, consumindo mais energia. Mas, se o aparelho estiver em um local isolado que retém melhor a temperatura, isso ajudará no consumo e fará o ar condicionado trabalhar menos. 

Se o ambiente interno foi grande, isso também fará que exija mais refrigeração e como resultado mais gastos. Lembrando que, enquanto o ar condicionado estiver ligado, é recomendado usar o ventilador para auxiliar no equilíbrio térmico, pois ele distribui melhor o ar frio e permite que o aparelho trabalhe em uma temperatura um pouco mais alta, reduzindo o consumo.

Ou seja, o ventilador segue sendo o aparelho mais econômico, mas o ar-condicionado oferece um conforto térmico maior, especialmente em dias muito quentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.