As suculentas são plantas que, geralmente, são escolhidas para ficar dentro de casa devido a sua facilidade de cuidado. Além disso, também é uma opção de decoração, por ter uma variedade de formatos e serem adaptáveis e resistentes. Porém, existe sempre uma dúvida do quanto ela deve ser regada, já que é uma planta que consegue armazenar uma quantidade considerável de líquido.
As suculentas possuem raiz, talo e folhas engrossadas. Essa anatomia vetegal colabora para que ela retenha água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Por isso, ela é capaz de sobreviver em ambientes áridos e secos, assim como os cactos.
Como cuidar de uma suculenta?
Apesar das suculentas serem resistentes, é importante se atentar ao tipo de solo que for plantá-la, sendo aconselhável fazer uma mistura adicionando areia ou perlita ao solo regular para garantir uma boa drenagem. Uma das principais dúvidas é a quantidade de água no momento de regar, pois as suculentas não precisam de muita água.
Para mantê-las hidratadas, é preciso deixar o solo secar completamente para evitar o apodrecimento das raízes. Em meses de inverno, elas não precisam de tanta água pois estão dormentes. Em relação ao sol, elas adoram a luz solar direta e, por isso, o melhor local é deixá-las nas janelas ao ar livre.
Em relação à poda, se tiver folhas secas é necessário tirá-las para manter a planta saudável e prevenir infecções por fungos. Se ela crescer demais e for preciso trocar de vasos, replante-as em um vaso ligeiramente maior. Isso geralmente é necessário a cada dois anos.