Um gato estava brincando com uma lagartixa, quando teve a melhor reação ao durante a ação ver o animal perder o seu rabo, depois de ser tocado pelas unhas afiadas do bichano, que ficou tentando entender o que acabou acontecendo, em vídeo viralizado no ‘X‘, antigo Twitter.
Com quase 60 mil visualizações na rede social, confira o vídeo do gatinho que arrancou o rabo da lagartixa e ficou sem entender o que aconteceu, pois o réptil continuou andando mesmo depois da perda da cauda, que pode regenerar, a depender do metabolismo do animal, veja:
Os gatos devem tomar cuidado com as lagartixas, pois elas podem ser os animais transmissores da platinosomose, uma doença que é causada pelo trematódeo (verme) Platynosomum fastosum, um parasita que está presente em regiões tropicais e subtropicais, incluindo partes da América do Sul, América Central, Caribe e sudeste dos Estados Unidos.
Conheça o processo de regeneração das lagartixas
Sendo uma parte frágil do corpo, a cauda da lagartixa pode ser perdida e regenerada pela característica genética do animal, acontecendo da seguinte maneira, confira o processo:
- Início da regeneração: A regeneração começa quase imediatamente após a perda da cauda. Um coágulo de sangue se forma rapidamente para selar a ferida;
- Formação de um blastema: Células indiferenciadas (blastema) se acumulam no local da amputação. Estas células têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos de tecidos;
- Crescimento: A nova cauda começa a crescer, formando tecido muscular, nervoso, esquelético (cartilagem ao invés de osso) e epidérmico.