Em vários lugares do mundo, existe a tradição natalina de enfeitar as praças principais e em Londres, esse lugar é Trafalgar Square, localizada na capital britânica. Mas, após a sua instalação, a árvore de Natal vem chamando a atenção por sua estrutura simplória, fazendo com que usuários criassem memes sobre o seu formato. “Um cacto iluminado”, disse um internauta. E em outro comentário, foi comparada com: “Uma espiga de milho…”, brincou outro.
Vale destacar que em alguns vídeos que foram gravados no momento em que a praça ganharia vida à noite e, com o público considerado, foi possível ouvir o desânimo das pessoas e o constrangimento no ar diante das poucas luzes que enfeitavam a árvore.
Mais detalhes da árvore de Natal em Trafalgar Square
Nas redes sociais, foi possível ver o descontentamento de muitas pessoas que viram a árvore na praça. Inclusive, virou motivo de comparação com a do Rockefeller Center, em Nova York, uma cerimônia tradicionalista de Manhattan, que acontece todos os anos. Para se ter uma noção, este ano, o pinheiro conta com 50.000 luzes multicoloridas.
Sobre a história dessa árvore em Londres, desde 1947, a Noruega presenteia a população londrina com uma árvore em forma de agradecimento pelo apoio do Reino Unido ao país durante a Segunda Guerra Mundial. A árvore possui 20 metros de altura e foi selecionada das florestas ao redor de Oslo com meses e até mesmo anos de antecedência.
Conheça a origem do pinheiro
Durante a Segunda Guerra Mundial, quando a Noruega foi ocupada pelas forças nazistas, a família real norueguesa e o governo do país buscaram refúgio em Londres. De lá, organizaram e coordenaram a resistência contra a ocupação. O Reino Unido ofereceu suporte crucial à Noruega durante esse período difícil, ajudando a manter viva a luta pela liberdade.
Como forma de expressar sua gratidão após o fim da guerra, a cidade de Oslo decidiu enviar anualmente um grande pinheiro ao povo britânico. Esse gesto simboliza a amizade e a solidariedade entre as duas nações.