Diante da alta demanda de alguns serviços, para 2025, é possível projetar quais serão as profissões mais promissoras e, através desses dados, permite que pessoas interessadas em se especializarem tenham uma noção plena do que o mercado está precisando e tenha ainda mais chances de ingressar em uma vaga próspera.
Confira abaixo 5 profissões para 2025
1. Especialistas em Inteligência Artificial (IA)
Assim como nos anos anteriores, a área de TI segue sendo uma das profissões mais promissoras, conforme a tecnologia avança. Com a inteligência artificial (IA) cada vez mais inserida em nossas vidas, é preciso continuar aprimorando elas para transformar indústrias inteiras, da saúde às finanças. Especialistas em IA são essenciais para projetar e implementar sistemas inteligentes que automatizam tarefas, otimizam operações e fornecem soluções avançadas.
2. Especialistas em segurança cibernética
O ramo de tecnologia possui várias áreas e saber sobre como impedir ameaças cibernéticas será cada vez mais necessário. Isso porque, esses crimes digitais estão aumentando a complexidade, afetando empresas e governos que estão investindo em especialistas em segurança cibernética para proteger dados e infraestrutura sensíveis.
3. Cientistas de dados
As empresas dependem de Big Data para tomar decisões estratégicas e saber sobre fluxos de dados poderá abrir várias portas. As empresas estão atrás dos principais participantes que transformam dados brutos em insights acionáveis.
4. Profissionais de saúde (telemedicina, médicos especializados, saúde mental)
Apesar do avanço da tecnologia, a área da saúde segue sendo promissora e, à medida que a população envelhece e a telemedicina se expande, o campo da saúde continuará a ver um aumento na demanda. Por isso, se especializar em saúde mental poderá dar ainda mais chances de conseguir boas oportunidades.
5. Engenheiros de Energia Renovável
Visando energias mais limpas, diante das consequências do aquecimento global que está sendo possível ver ao redor do mundo, a direção à sustentabilidade está alimentando o crescimento no setor de energia renovável. Engenheiros especializados em energia solar, eólica e outras tecnologias de energia verde estarão em alta demanda, algo que o governo de diversos países está propondo a investir.