Os carros automáticos se tornaram cada vez mais populares e deixaram de ser inacessíveis, o que facilitou a vida de muitas pessoas. Por trás do câmbio automatizado, existem vários mitos e verdade que deixam as pessoas confusas no momento de escolher o próximo automóvel. Uma das dúvidas frequentes é sobre se eles são mais econômicos, visto que a gasolina vem sofrendo variações de preços.
Mas, para entender essa questão, é preciso saber que é algo complexo e não há uma resposta única para todos os casos. Tradicionalmente, a resposta é não. Carros automáticos tendem a consumir um pouco mais de combustível do que os manuais.
Entenda porque os carros automáticos não economizam combustível
O primeiro ponto a ser destacado é a caixa de câmbio automática, que possui mais componentes e um funcionamento mais complexo, o que exige mais energia para operar. Geralmente, as trocas de marcha em carros automáticos ocorrem em rotações mais altas, o que aumenta o consumo de combustível.
No entanto, essa diferença vem diminuindo com o avanço da tecnologia. As novas caixas de câmbio automáticas, especialmente as CVT (Transmissão continuamente variável), são cada vez mais eficientes e podem até mesmo consumir menos combustível do que algumas caixas manuais.
Veja outros fatores que influenciam o consumo elevado
O tipo do motor também é um critério importante para ser avaliado, pois quanto maior a potência, maior será o consumo, independentemente do tipo de câmbio. Além disso, carros mais pesados tendem a consumir mais combustível, assim como a forma como você dirige. Ao acelerar e frear demais, tem um grande impacto no consumo. Lembrando que, é preciso rever alguns fatores externos, como trânsito, as subidas e descidas, que também influenciam o consumo.