Cidade de 5 mil habitantes ficará 65 dias sem ver o sol

O nosso planeta reserva fenômenos extraordinários e um deles ocorre na cidade Utqiaġvik, localizada no Alasca, que fica um bom período sem a luz solar. Com cerca de cinco mil habitantes, no dia 18 de novembro foi o último dia que a cidade recebeu raios solares e terá daqui por diante, apenas “noite” por cerca de 65 dias. 

Esse fenômeno se chama “noite polar” e, apesar de ser curioso, não é uma novidade para os moradores locais, que estão acostumados e adaptados para viver o inverno dessa maneira. Durante esse período, o sol não passa da linha do horizonte e isso impede que as luzes solares fazem com que o dia fique claro. 

Como a cidade vive 65 dias sem sol?

De acordo com o portal WeatherChannel, esse fenômeno ocorre por conta do movimento terrestre, que anualmente se afasta do Hemisfério Norte do Sol. Vale ressaltar que isso também ocorre em outros lugares, como no Polo Norte que também fica sem sol, mas por cerca de 179 dias.  

A noite polar é um fenômeno que ocorre nas regiões polares da Terra devido à inclinação do eixo terrestre. Durante o inverno, o polo norte fica inclinado para longe do Sol, fazendo com que as regiões próximas ao Círculo Polar Ártico, como Utqiaġvik, experimentem dias sem luz solar.

Para viverem durante esse período, os habitantes precisam se adaptar e a iluminação artificial se torna essencial para as atividades diárias. As casas e ruas são iluminadas para criar um ambiente mais acolhedor. Isso porque, o corpo humano precisa se ajustar à ausência de luz solar. Muitos moradores utilizam luzes artificiais que simulam a luz do dia para regular o ciclo de sono e vigília.

 Antes da chegada da noite polar, os moradores se preparam estocando alimentos e combustível, pois o acesso a algumas áreas pode ficar limitado durante o período de escuridão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.