A descoberta de novas espécies de orquídeas, especialmente aquelas com características tão peculiares como a ausência de folhas, é sempre um evento emocionante no mundo da botânica. Neste ano, o WWF da região da Ásia-Pacífico divulgou um relatório sobre as descobertas de 2024 e uma espécie de orquídea chamou a atenção dos cientistas mundiais, pois ela não tem folhas.
Batizada de Chiloschista quangdangii, ela é uma orquídea epífita pertencente ao gênero Chiloschista, que faz parte da família Orchidaceae. Esse gênero é conhecido por suas características únicas, como plantas geralmente desprovidas de folhas (ou com folhas muito reduzidas) e por dependerem quase exclusivamente de suas raízes fotossintéticas para realizar a fotossíntese.
Conheça melhor essa nova espécie de orquídea
Nativa de regiões da Ásia, especialmente em áreas de florestas tropicais e subtropicais, ela geralmente cresce em árvores, como uma epífita, aproveitando a luz indireta e a umidade do ambiente. Assim como outras do gênero, essa espécie utiliza suas raízes verdes e expostas para realizar a fotossíntese. Isso compensa a ausência de folhas.
Entre suas características, possui folhas pequenas e delicadas que normalmente possuem uma coloração variável entre tons de amarelo, branco, verde e podem ter manchas ou detalhes em cores contrastantes. Exalam fragrâncias agradáveis em muitas espécies do gênero, especialmente durante o dia e seu desenvolvimento ocorre em condições de alta umidade e temperaturas quentes, preferindo locais com boa ventilação e iluminação indireta.
Curiosidades em torno dessa espécie
- O nome do gênero Chiloschista vem do grego e significa “fenda nos lábios”, referindo-se à forma da estrutura da flor.
- Por sua aparência singular, é altamente valorizada por colecionadores de orquídeas.