Clube dos 27: cientistas explicam por que famosos morreram com 27 anos

Quem é fã de rock, sabe que a idade dos 27 anos é algo que intriga milhares de pessoas, visto que grandes nomes da música morreram jovens e, na sua grande maioria, no auge de suas carreiras. O primeiro caso ocorreu em 1969, quando um dos fundadores dos Rolling Stones, o talentoso Brian Jones foi encontrado morto na piscina de sua casa, dando início ao que parecia ser uma “maldição do rock”. 

A tragédia não parou em Jones e várias outras vítimas teriam o mesmo destino, enquanto viviam o famoso estilo “sexo, drogas e rock n’ roll”, fazendo com que outras estrelas também morressem nessa idade, dando origem ao famoso “Clube dos 27”. Diante dessa “coincidência”, um estudo mostrou o motivo de tantos músicos e celebridades terem morrido aos 27 anos. 

Porque grandes artistas morreram aos 27 anos?

De acordo com um artigo publicado por acadêmicos ao British Medical Journal em dezembro de 2011, foi possível analisar que não existe um aumento de chances de morrer aos 27 anos, pois essa probabilidade pode ser também entre 25 e 32 anos. No entanto, o estudo se aprofundou no contextos de jovens talentosos que morreram e chegaram à conclusão de que eles possuem uma taxa de mortalidade maior, pois a “fama pode aumentar o risco de morte entre músicos, mas este risco não é limitado à idade 27″.

Um outro artigo publicado em 2014, no The Conversation, sugeriu que provas estatísticas mostram que músicos populares têm mais probabilidade de morrer aos 56 anos (2.2% comparado ao 1.3% aos 27).

Artistas que morreram aos 27 anos 

Na lista, é possível encontrar grandes nomes como de Jimi Hendrix, Janis Joplin, e Jim Morrison, que morreram entre 1969 e 1971, assim como Pete Ham e Jean-Michel Basquiat, que morreram entre 1975 e 1988. O ex-vocalista do Nirvana também faleceu nessa idade, em 1994, enquanto um dos nomes que também chocou o mundo foi de Amy Winehouse, em 2011. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.