Como fazer os tomates durarem mais: não guarde na cesta nem na geladeira

É comum abrirmos a geladeira e termos surpresas negativas quando vemos que folha, legumes e frutas estão estragando, algo que pode acontecer de um dia para o outro. Com os tomates, isso também ocorre e muitas pessoas notam que estão passando ao verem eles murcharem e apresentarem rugas. Pois saiba que, apesar do costume de colocá-los na geladeira pareça o mais certo, o tomate é uma fruta que se conserva melhor em temperatura ambiente. 

Contrariando o que muita gente pensa, a geladeira não é o melhor lugar para guardar tomates. O frio pode alterar o sabor e a textura do tomate, deixando-o menos saboroso e mais duro. Um local fresco, seco e arejado é ideal.

Como escolher o tomate da melhor forma?

Além de saber preservá-los, também é preciso saber escolhê-los no momento da compra. O primeiro passo é escolher tomates maduros, evitando aqueles verdes ou muito maduros, que podem estragar mais rápido. Outro ponto importante é não lavar antes de guardar, pois a umidade pode acelerar o processo de deterioração. Lave-os apenas antes de consumir.

Quando for armazenar, deixe-os fora de sacos plásticos, que impedem a circulação do ar, o que pode fazer com que os tomates apodreçam mais rápido. Se notar que existem alguns tomates maduros entre os verdes, é indicado separá-los, pois os maduros liberam um gás que acelera o amadurecimento dos outros tomates.

Outras dicas para armazenar tomates

Se você tiver muitos tomates maduros, pode congelá-los. Corte-os em pedaços, coloque em um recipiente hermético e leve ao congelador. Outra pção é preparar molhos de tomate ou conservas para utilizar posteriormente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.