Apesar dos planos de internet terem se tornado mais acessíveis para a população, ainda é uma tarefa difícil mantê-los durante todo o mês, principalmente para pessoas que passam a maior parte do dia na rua, necessitando dos dados, como os motoristas de aplicativos. Mas, existem algumas táticas que podem ser aplicadas que permitem uma economia com os gastos de internet móvel.
Uma prática que pode ajudar nesse processo é desconectar a rede móvel quando estiver usando o Wi-FI. Se os dados móveis estiverem ativados, ele será usado quando o sinal de Wi-Fi estiver fraco ou cair sem que o celular avise. Essa é uma função padrão dos celulares e algumas pessoas não percebem que podem estar consumindo dados do plano móvel sem querer.
Confira abaixo outras dicas para economizar internet no celular
Vale ressaltar que muitos celulares possuem um modo de economia de dados que limita o uso de dados em segundo plano e reduz a qualidade de algumas funções. Isso serve para Androids e IOS que possuem mecanismos nas configurações que podem ser desativados para aplicativos que não precisam de tantos dados durante o uso de dados. Assim, é possível permitir que sejam atualizados somente com Wi-Fi.
Lembrando que, é recomendado atualizar ou baixar aplicativos com Wi-Fi, pois fazer isso com dados móveis poderá gerar gastos desnecessários. Desative as atualizações automáticas de aplicativos, especialmente as que consomem muitos dados, como jogos e redes sociais.
Evite usar aplicativos que precisam de muitos dados móveis
Alguns apps são considerados “vilões” da internet móvel, pois precisam de grandes quantidades de dados para funcionar. A situação fica ainda mais crítica quando são deixados em segundo plano.
Baixe aplicativos para economizar dados
Existem alguns aplicativos nas lojas dos sistemas operacionais que podem ajudar a monitorar e gerenciar o seu consumo de dados. Alguns deles oferecem funcionalidades como bloqueadores de anúncios, compressão de dados e otimização de aplicativos.