O Número de Identificação do Trabalhador, popularmente conhecido como PIS, é um registro essencial para diversos serviços, principalmente para pessoas com carteira registrada. Através deste número, a pessoa pode consultar o FGTS e a solicitação de benefícios previdenciários. Apesar da importância desse registro, muitas pessoas ficam confusas em como saber essa informação, mas saiba que existem diversas formas de consultá-lo.
Uma maneira simples de saber o número do PIS é através da Carteira de Trabalho, onde o número fica localizado na primeira página, geralmente junto aos seus dados pessoais. Mas, também existem outras maneiras, como encontrá-lo no extrato do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Você pode obter esse extrato pela internet ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Além disso, também é possível encontrar o número no Cartão Cidadão.
Aplicativos para encontrar o número PIS
De forma online, é possível encontrar o número nos seguintes aplicativos:
- Carteira de Trabalho Digital: Disponível para smartphones, permite consultar seus dados trabalhistas, incluindo o PIS.
- FGTS: O aplicativo oficial do FGTS também mostra o número do PIS.
- Caixa Trabalhador: Oferece diversos serviços, incluindo a consulta do PIS.
- Meu INSS: Permite acessar informações sobre benefícios previdenciários e, consequentemente, o número do PIS.
Outras formas de consultar o PIS
- Telefone:
- Caixa Econômica Federal: Ligue para o número 0800 726 0207 e siga as instruções.
- Previdência Social: Ligue para o 135 e selecione a opção “outros assuntos” ou fale diretamente com um atendente.
- Site do CNIS: Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e siga as instruções para consultar sua inscrição.