Como saber quantos anos um gato tem

Quando encontrar algum animal na rua, é muito difícil saber a idade deles, até mesmo quando são filhotes. Com gatos, essa dificuldade também ocorre, mas existem algumas maneiras de termos uma noção de quanto tempo eles têm de vida. Para isso, é necessário levá-lo ao veterinário para que tenha uma avaliação mais completa.

O especialista vai observar os dentes, como sendo um ótimo sensor de idade em gatos adultos. Gatos jovens, possuem dentes brancos, limpos e alinhados, enquanto os adultos podem ter ínicio de tártaro, especialmente nos dentes posteriores. A coloração dos dentes pode se tornar levemente amarelada ou opaca. Se for um gato idoso, seus dentes podem ser mais desgastados, quebrados ou faltando, com acúmulo significativo de tártaro.

Outras maneiras de saber a idade de um gato

Além dos dentes, a pelagem também pode ser um indicador. Gatos mais velhos podem ter a pelagem mais fina, com pelos brancos, especialmente no focinho e nas patas. Os olhos de gatos mais velhos tendem a ter catarata e parecem turvos ou opacos. 

A energia também é um ponto, pois gatos jovens são geralmente mais ativos e brincalhões, enquanto os mais velhos podem ser mais tranquilos e dormir mais. Conforme a idade avançada, gatos idosos podem apresentar rigidez nas articulações e dificuldade para pular.

À medida que os gatos envelhecem, passam por mudanças físicas e comportamentais. É importante estar atento a esses sinais para proporcionar os cuidados adequados ao seu pet nessa fase da vida. Eles tendem a ficar mais sonolentos, comem menos e podem ficar mais irritados do que o comum, mas existem aqueles que ficam mais carinhosos. 

Podem ter dificuldades em encontrar o caminho para a caixa de areia ou para a comida, então é importante adaptar a casa para que fiquem mais confortáveis. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.