Cupins podem transmitir doenças? Saiba se o inseto pode picar

Por ser um inseto indesejável, que pode corroer os móveis e outros objetos de madeira da casa, os cupins despertam algumas curiosidades, como por exemplo, se podem transmitir doenças. Mas, a única preocupação que podem gerar é os danos materiais, pois o cupim não é um vetor de doenças para humanos. 

Por ter uma dieta baseada em madeira e outros materiais celulósicos, isso faz com que ele não se torne um hospedeiro. Eles não se alimentam de sangue ou tecidos humanos, como fazem outros insetos, como mosquitos ou pulgas. Cupins preferem ambientes escuros e úmidos, como o interior de paredes e móveis, assim evitam ao máximo o contato com humanos. 

Embora vivam em grandes colônias, as bactérias presentes no organismo dos cupins são específicas para a digestão da madeira e não são prejudiciais aos humanos.

Cupim pode picar? 

Geralmente não. Os cupins não possuem ferrão e sua boca é adaptada para roer madeira, não para picar. No entanto, em casos muito raros, um cupim pode morder um humano se se sentir ameaçado, mas essa mordida é inofensiva e não causa nenhum tipo de ferimento. O maior problema causado pelos cupins é o dano às estruturas de madeira. Eles podem comprometer a segurança de casas e edifícios, além de causar prejuízos financeiros.

Realize inspeções regulares em sua casa, especialmente em áreas com madeira exposta, e mantenha o ambiente seco e limpo. Se notar que os insetos estão presentes na sua casa, contrate uma empresa especializada em controle de pragas para oferecer um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz para sua casa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.