O refrigerante é uma das bebidas mais populares do mundo e se destaca por ter altas doses de açúcar e ser gaseificado. Mas, o consumo frequente de refrigerantes, especialmente os tradicionais, está associado a diversos problemas de saúde. Isso se deve principalmente pela quantidade de açúcar, corantes artificiais e outros aditivos presentes nessas bebidas.
Diante dos riscos para a saúde, pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, divulgaram um novo estudo que mostra com mais detalhes os impactos do consumo de açúcar para a saúde cardiovascular. Segundo os cientistas, beber refrigerante regularmente aumenta as chances de derrame, insuficiência cardíaca e outras doenças cardiovasculares, como fibrilação atrial e aneurisma da aorta abdominal.
Entenda melhor como refrigerante pode causar derrame
Para comprovar essa teoria, os pesquisadores acompanharam mais de 69 mil adultos de meia idade, entre 1997 e 2019, onde foram coletados dados de hábitos alimentares e saúde cardiovascular. Nos resultados finais, 25.739 dos participantes estavam com diagnóstico de pelo menos uma doença cardiovascular, sendo que o refrigerante representava um risco maior para a saúde.
Diante dessa conclusão, foi constatado que o consumo regular de altas doses de açúcar pode aumentar significativamente os riscos de derrame e outras complicações, especialmente em pessoas com índice de massa corporal (IMC) normal.
Veja abaixo outras doenças relacionadas ao consumo de refrigerante
- Obesidade e sobrepeso: O excesso de açúcar nos refrigerantes contribui significativamente para o ganho de peso, aumentando o risco de obesidade.
- Diabetes: O consumo regular de bebidas açucaradas está ligado ao desenvolvimento de resistência à insulina e, consequentemente, ao diabetes tipo 2.
- Doenças cardíacas: O alto teor de açúcar e sódio presentes nos refrigerantes pode aumentar os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim, elevando o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão e aterosclerose.
- Problemas dentários: Os açúcares presentes nos refrigerantes alimentam as bactérias da boca, causando cáries e erosão do esmalte dos dentes.
- Osteoporose: Algumas pesquisas sugerem que o consumo excessivo de refrigerantes pode interferir na absorção de cálcio, aumentando o risco de osteoporose.
- Outras doenças: O consumo de refrigerantes também está associado a um maior risco de desenvolver gota, síndrome metabólica e alguns tipos de câncer.