Dentro de casa, plantas podem ser prejudiciais para os animais domésticos, apesar de serem bastante populares. Por isso, se atenta a essas cinco espécies que podem fazer parte dos lares de muitos tutores e são perigosas para os cães.
Confira também: Ora-Pro-Nóbis: Uma planta multifuncional em crescimento no Brasil
O Lírio é uma planta elegante e tem vários benefícios para a saúde. Mas, por ter oxalato de cálcio, pode causar vários problemas nos cães como vômito, diarreia, perda de apetite, letargia e, em casos graves, insuficiência renal. É bom se atentar com essa espécie pois todas as partes da planta são tóxicas, especialmente os bulbos.
A Azaleia também é venenosa e pode causar sintomas como salivação excessiva, vômito, diarreia, fraqueza, arritmias cardíacas e, em casos severos, coma. É bom mantê-la longe pois mesmo em pequenas quantidades podem ser perigosas.
A Comigo-ninguém-pode é uma planta clássica e faz parte dos lares por ser bela, ter benefícios purificadores e simbolizar a proteção. Mas, ela possui oxalatos de cálcio insolúveis e, se o cão mastigá-la, pode ter irritação oral severa, salivação excessiva, dificuldade para engolir, vômito e, em casos graves, inchaço das vias aéreas. As folhas são particularmente perigosas, causando uma irritação intensa na boca e garganta.
A Hortênsia também é perigosa por ter glicosídeos cianogênicos. Lembrando que todas as suas partes são tóxicas, mas é nos brotos e nas flores que contém a maior concentração de toxinas. Por fim, é bom ter cuidado com o Narciso, já que os bulbos são perigosos. Se suspeitar que seu cachorro ingeriu alguma dessas flores, entre em contato com um veterinário imediatamente. A rapidez na resposta pode ser vital para o tratamento eficaz.