ISTO está causando o aumento na turbulência dos aviões

Andar de avião pode ser algo desafiador para milhares de pessoas, ainda mais quando a aeronave passa por instabilidades, que resultam em turbulências que podem ser leves ou intensas. Esse evento é algo normal durante o voo, mas causa desconforto pois o avião balança, deixando pessoas tensas e até mesmo enjoadas. 

Em casos graves de pânico, a pessoa pode ter sérios danos, como ocorreu em maio deste ano, quando um voo de Londres para Cingapura teve que fazer um pouso de emergência após atingir turbulência severa sobre Mianmar. Dentro do avião, um homem faleceu por suposto ataque cardíaco e dezenas foram hospitalizados. Dias depois, também foi registrado outro caso de turbulência “acima do normal” e levou oito pessoas ao hospital. Diante desses casos, especialistas ficaram intrigados com o aumento de turbulências intensas. 

Entenda quais são os fatores que aumentam as chances de turbulências

A turbulência em um avião é causada por movimentos irregulares do ar ao redor da aeronave. Essa instabilidade no fluxo de ar provoca sacudidas, vibrações e alterações na altitude durante o voo. De acordo com o acompanhamento dos especialistas, as mudanças climáticas estão afetando a estabilidade dos aviões, fazendo com que mais turbulências ocorram. 

O aumento das emissões de gases do efeito estufa está alterando os padrões climáticos globais, o que pode levar a um aumento da turbulência em algumas áreas. Em uma série de estudos recentes analisaram imagens de 40 anos de dados de satélite e os cientistas da Universidade de Reading descobriram que o cisalhamento do vento gerador de instabilidade na corrente de jato aumentou em 15% desde 1979 , e que a turbulência severa de ar limpo em algumas das rotas de voo mais movimentadas do mundo aumentou em 55 por cento durante o mesmo período.

Esses pesquisadores emitiram um alerta afirmando que, até 2050, os pilotos podem esperar encontrar pelo menos o dobro (talvez até o triplo) da turbulência severa que enfrentam hoje, se as tendências atuais de aquecimento continuarem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.