Após um estudo feito pela SAS Educação com resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, a instituição criou um ranking destacando quais foram as melhores escolas públicas com bom desempenho nas provas. De acordo com o relatório, o primeiro lugar ficou com o Colégio de Aplicação da UFV, em Minas Gerais.
Essa escola liderou o ranking por ter tido uma média de 738 nas cinco áreas do Enem no ano passado (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, além da redação) e ficou em sexto lugar entre as que tiveram melhor desempenho do Brasil, entre públicas e privadas. O que chama a atenção nessa lista é que nenhuma escola de São Paulo (SP) aperece entre os destaques.
Confira abaixo o ranking das melhores escolas públicas segundo Enem
- Colégio de Aplicação da UFV (MG) – Média de 738
- Colégio Tiradentes de Ijuí (RS) – Média de 715
- Colégio Politécnico da UFSM (RS) – Média de 712
- Escola de Aplicação do Recife (PE) – Média de 708
- Colégio Naval (RJ) – Média de 699
- Escola Preparatória de Cadetes do Ar (MG) – Média de 693
- Colégio Técnico da UFMG (MG) – Média de 691
- Colégio de Aplicação da UFPE (PE) – Média de 690
- Anexo I Do Colégio Da Polícia Militar Petrolina (PE) – Média de 685
- Colégio Militar de Belo Horizonte (MG) – Média de 685
Para que serve o Enem?
A nota do Enem é utilizada como critério de seleção para as universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, também é possível conseguir a concessão de bolsas de estudo em universidades particulares, como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Outro fator importante do exame é servir como uma ferramenta para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil e identificar as áreas que precisam de melhorias.