Não gosta de ovo? 5 alimentos com mais proteínas para substituir

O ovo de galinha é uma excelente fonte de proteína e por isso é recomendado para fazer parte do café da manhã, por fornecer nutrientes que dão energia no começo do dia. No entanto, existem pessoas que não gostam ou são restringidas por alergia ou dietas veganas que as impedem de ter essa opção no cardápio. Mas, existem outras proteínas que podem substituir o ovo em qualquer refeição. 

Apesar de muitos nutricionistas defenderem o consumo de ovos, a Dra. Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, explicou em uma entrevista ao NSC Total que é preciso ter cuidado com a quantidade: “As recomendações do consumo de ovos vão depender de uma série de fatores, como sexo, peso, altura e intensidade de atividade física. Mas, no geral, recomenda-se que um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, independentemente da prática de exercícios”. 

Confira abaixo 5 proteínas que substituem o ovo

Leguminosas

As leguminosas, como lentilha e grão-de-bico podem ser uma ótima opção para quem procura alimentos ricos em fibras e proteínas. Versáteis, existem diversas receitas que esses grãos podem ser inseridos e é uma ótima fonte nutritiva para pessoas veganas que não consomem proteínas de origem animal. 

Peixes

Para quem procura aumentar o consumo de proteína, o peixe é uma boa opção pois são mais magros e menos calóricos do que as carnes vermelhas. O atum em lata pode ser uma opção fácil e prática para o dia a dia. 

Leite e derivados

Assim como os ovos, os derivados de leite também podem ser nutritivos por serem ricos em proteína, cálcio e fósforo. 

Sementes de chia

Apesar de algumas pessoas não apreciarem elas, existem várias formas de serem preparadas, principalmente quando estão hidratadas. Quando misturadas com água, as sementes absorvem o líquido e ficam em uma textura de gel natural que pode ser perfeito para substituir os ovos em bolos, pães ou massas. 

Tofu

Bastante utilizado na culinária asiática, o tofu é uma excelente fonte de proteína, sendo derivado da soja. É rica em fonte de ferro, cálcio e magnésio, nutrientes importantes para a saúde dos ossos e o funcionamento do organismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.