O que acontece se tomar Whey demais: 5 efeitos colaterais
Para quem embarcou em uma rotina compromissada de exercícios físicos, o Whey protein pode ser um bom complemento para a alimentação, sendo um suplemento proteico, além de potencializar o ganho muscular e proporcionar uma melhor recuperação após os treinos. Mas é claro que tudo em excesso pode acabar fazendo mal ao seu organismo.
Lembrando que o seu corpo tem um limite de absorção proteica, eliminando boa parte do excesso na urina.
1. Ganho de peso
Além de eliminar na urina, o corpo também pode metabolizar proteína em excesso armazenando ela no corpo como gordura, o que pode levar ao aumento de peso.
2. Sobrecarga no fígado e nos rins
Principalmente para pessoas com rins e fígados sensíveis, o excesso de proteína pode acabar sobrecarregando estes órgãos. “O exagero hiperestimula funções que não deveriam ser intensificadas, o que pode aumentar o risco de problemas, principalmente a longo prazo”, explica o nutricionista esportivo Gustavo Carvalho, da Clínica Olympia, ao Metrópoles.
3. Problemas de acne
Se você já tem predisposição a ter acne, o consumo de whey pode piorar a situação, já que um dos seus efeitos é estimular a produção de insulina e IGF-1, o que aumenta a produção de sebo na pele.
4. Problemas gastrointestinais
O whey costuma ter uma certa dose de lactose, então os intolerantes à proteína podem sofrer com problemas como gases, diarreia e inchaço abdominal.
5. E cadê os resultados?
Não adianta apenas consumir mais whey para ganhar massa muscular. “A proteína é apenas um dos elementos necessários, e seu consumo em excesso não trará benefícios. O corpo precisa digerir, absorver e metabolizar adequadamente para que os treinos gerem resultados”, afirma a nutricionista Bianca De Luca ao Metrópoles.
Qual a quantidade diária recomendada de Whey?
A nutricionista esportiva Isis Janaína afirmou que o consumo diário de whey deve ser de, no máximo, duas doses (scoops) por dia. Também é fundamental que ele não seja a única fonte de proteína da sua alimentação, devendo ser usado como um complemento.
Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.